João Victor Silva
O número de homicídios em Divinópolis no ano de 2017 cresceu em comparação à 2016. Foram 61 homicídios, passando o recorde de 52 no ano anterior.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Vivalde Levilesse, entre os crimes estão homicídio, feminicídio e latrocínio. A maioria deles estaria relacionada a roubos e tráfico de drogas.
O motivo para este aumento seria a disputa de poder entre traficantes rivais para ocupar pontos de tráfico de drogas. Devido à prisão de autores de homicídios e ladrões pelas operações realizadas pelas Polícias Civil, Federal e Militar, acontece esta disputa entre traficantes, aumentando o número de homicídios.
O delegado destacou que maior parte das vítimas de homicídio no ano passado possuía passagens na polícia por roubo, tráfico e assassinato.
Vivalde também ressalta que a Polícia Civil atua apenas após o delito, na parte de investigação. A prevenção de crimes é feita principalmente pela Polícia Militar.
Muitos casos foram solucionados, mas não há um número exato. 60% já possuem autoria definida, mas os crimes ficam impossibilitados de serem solucionados devido à dificuldade das testemunhas para depor, muitas vezes por medo, então são buscadas outras formas de solucionar estes crimes.