A expectativa é de aumento nas vendas, com foco em promoções e vendas online.
O comércio de Divinópolis poderá funcionar em horário especial, das 9h às 18h, neste sábado (10/08), conforme a Convenção Coletiva entre o Sindicato do Comércio Varejista e o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista. Lojistas devem estar em dia com as obrigações sindicais para utilizar a mão de obra de seus funcionários.
Direito aos trabalhadores
Os funcionários que trabalharem no sábado têm direito a um lanche ou reembolso de R$ 9,00. Horas extras além da jornada semanal de 44 horas devem ser compensadas ou pagas com adicional de 70% se dentro do prazo de compensação, ou 10% se fora do prazo. Empresas não aderentes ao Banco de Horas Especial pagarão 100% de adicional por horas não compensadas. Intervalos para almoço devem ser respeitados e empresas que não cumprirem as regras podem ser multadas em R$ 200,00 por violação.
Benefícios e impactos
A presidente da CDL Divinópolis, Mônica Simões, destaca que o horário especial beneficia consumidores e comerciantes, permitindo uma melhor experiência de compra e impulsionando a economia. Pesquisa da Fecomércio MG indica que 60,3% dos varejistas mineiros esperam impacto positivo nas vendas do Dia dos Pais, com expectativas de crescimento em relação a 2023. Comerciantes planejam promoções, divulgação em redes sociais e vendas online, com foco em roupas, bebidas, carnes, kits e cestas.
Horário de funcionamento (opcional)
- Quinta-feira (08/08): Lojas poderão estender o horário em 2 horas.
- Sexta-feira (09/08) : Lojas poderão estender o horário em 2 horas.
- Sábado (10/08): Das 9h às 18h* (CCT Especial)
- Suspeito de agredir morador de rua tem histórico de violência doméstica e furto
- Com investimento de 12,5 milhões é inaugurado o Centro de Inteligência em Defesa Civil
- Tortura e racismo: Agressor de morador de rua será investigado em Itaúna
- Motorista morre após carreta tombar na BR-494, em Cláudio
- Motociclista morre em acidente em Pará de Minas
O comércio estará fechado no dia 11 de agosto, exceto para empresas que operam normalmente aos domingos, como supermercados e mercearias.