Levantamento aponta índices de crescimento rápido de contaminação; Secretário orienta isolamento para evitar novas restrições

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 emitiu um alerta à população de Divinópolis. Segundo os dados dos últimos boletins municipais as contaminações apresentam índices de crescimento rápido e indica que, se não forem instituídas mudanças no comportamento da população, em breve será necessário o recuo na flexibilização das atividades econômicas.

Os estudos indicam que o município se encontra na posição “Moderado” na Matriz, que corresponde uma avaliação de 10 a 13 pontos. Entretanto, a cidade se aproxima da posição “Alerta”, que corresponde a 14 e 16 pontos no eixo vertical. O Rt, taxa de transmissão, está no vermelho e o índice de distanciamento social variando entre 34 e 36%, enquanto valores superiores a 50% são desejáveis. 

As alterações influenciam as Taxas de Ocupação de Leitos (TOL). Se a rede de saúde municipal ultrapassar 60% de sua capacidade total, a gestão pública precisará ser menos flexível e muitas liberações serão novamente interrompidas.

A atual posição da cidade permite a aplicação do plano de Distanciamento Social Seletivo Intermediário (DSS intermediário). Com a possível inserção da nova categoria, o município será incluído no sistema de Distanciamento Social Seletivo Avançado (DSS Avançado). Apesar de serem categorias próximas na Matriz, as mudanças são muitas e podem trazer inúmeras consequências para todos.

“Enfrentamos um cenário em que são necessárias medidas que reforcem a busca do equilíbrio entre a prioridade à vida e a retomada da atividade econômica”, afirmou a Diretora da Vigilância em Saúde, Janice Soares.

“Adotamos uma estratégia para o mapeamento de riscos e medidas qualificadas no enfrentamento ao Coronavírus, mas não houve uma corresponsabilidade. É preciso uma nova forma de convivência entre a sociedade e os setores público e privado, para preservar a saúde de todos”, esclareceu. 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, é necessária a compreensão que, apesar da abertura parcial do comércio, o distanciamento social prevalece.

“Não podemos esquecer que o vírus não foi embora. O comércio foi flexibilizado devido a amenização dos riscos de infecção na cidade, mas este índice já está em alta novamente. Pedimos que a população só saia quando realmente for indispensável. O isolamento social é nosso maior aliado”, ressaltou.

Para consultar a Matriz de Planejamento acesse o link: https://bit.ly/2OgJZFj