Secretário faz alerta a prefeitos que flexibilizaram o comércio e afirma que faltarão leitos; Óbito foi confirmado quatro dias após reabertura do comércio

O secretário de Saúde de Divinópolis Amarildo de Sousa confirmou, nesta quinta-feira (04), a morte de uma idosa, de 82 anos, por Covid-19. Ela era moradora de Nova Serrana e estava internada no Hospital Santa Mônica.

Sousa disse, em coletiva, que a clínica epidemiológica confirmou para positivo para o novo coronavírus a morte da idosa. A paciente teve o material colhido para teste. Ainda segundo ele, o exame de imagem e toda a sintomatologia dela já confirmam a Covid-19. Familiares da paciente estiveram no exterior.

Ele ainda fez um alerta para os prefeitos das vizinhas que liberaram o comércio como Nova Serrana, Carmo da Mata e Cláudio. Disse que faltarão leitos para os munícipes de Divinópolis e para outros municípios se não houver conscientização.

“Essas cidades são usuárias do nosso sistema de saúde. Estamos fazendo um esforço aqui e peço que elas façam. Vai faltar leitos para os munícipes de Divinópolis e também para os da região”, alertou.

A morte da idosa foi confirmada quatro dias após a flexibilização do comércio em Nova Serrana. Desde segunda-feira (06), a atividade econômica foi liberada. Por força de liminar, o prefeito Euzebio Lago precisou recuar e suspender o funcionamento de alguns setores, como restaurantes, salões de beleza, academias.

Nova Serrana trata como suspeita

A prefeitura de Nova Serrana ainda trata a morte como suspeita.

“A causa da morte está sendo tratada como suspeita de Covid 19 – coronavírus, para fins de sepultamento e medida de prevenção. O resultado do exame sairá na próxima semana. Será cumprido o protocolo do Ministério da Saúde”.

Disse ainda que clínica epidemiológica é diferente do resultado efetivo do exame.