Cidade contabiliza 4 mil casos confirmados da doença apenas em 2024
Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas confirmou, nesta quarta-feira (27/3), a terceira morte por dengue. A paciente tinha 87 anos e histórico de neoplastia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ela iniciou os sintomas no dia 17 de fevereiro deste ano. No dia seguinte, a equipe submeteu a paciente ao exame de sorologia, com resultado positivo. No mesmo dia, deu entrada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e morreu.
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. Toda pessoa que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
Veja quais são os sintomas da dengue.
Outras mortes por dengue em Divinópolis
A primeira paciente a morrer por dengue em Divinópolis este ano tinha 79 anos. Ela deu entrada em uma unidade de saúde no dia 30 de dezembro e morreu dia 2 de janeiro.
Já a segunda morte por dengue confirmada em Divinópolis, conforme a Semusa, é a de uma mulher, de 42 anos, portadora de hipertensão arterial. Ela morreu em fevereiro.
- Jovem baleada ao retornar de festa em São Sebastião do Oeste, precisa de doação de sangue
- Militares realizam treinamento para capacitação no combate a ataques a agências bancárias
- Cursos gratuitos estão com inscrições abertas no Senai de Arcos
- Edital de concurso de ilustração convida alunos da rede pública para ilustrar livro infantil
- Selos falsos da Anatel são apreendidos em operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos
Situação de emergência
O prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo (Novo), publicou no dia 19 de março no Diário Oficial dos Municípios o decreto nº 16.092/24 declarando situação de emergência por dengue. A decisão baseia-se na epidemia da doença.
A cidade contabiliza, em 2024, 4.013 casos confirmados de dengue, de acordo com o boletim desta quarta-feira (27/3). Além disso, seis mortes estão sob investigação. O número de pacientes hospitalizados chega a 231.
Chikungunya e Zika
Divinópolis também confirmou cinco casos de Chikungunya, dos 93 notificados. Há também duas notificações de Zika Vírus, porém sem confirmação.