imagens_1792012919290

A companhia afirma que a cidade não corre risco de ficar sem abastecimento (Foto: Divulgação)

Janeiro e fevereiro foram meses de forte calor em várias regiões do país e Minas Gerais também sentiu os efeitos desse atípico período de estiagem. Contudo, em relação ao nível dos mananciais, a Copasa descartou riscos de desabastecimento de água.

 

Em Divinópolis, a população consome em média 49,3 milhões de litros de água por dia, sendo que, em períodos de muito calor, esse consumo se eleva de 15 a 20% em relação aos meses mais frios.

 

Para que essa água chegue aos consumidores, a cidade conta com 24 reservatórios, suprindo o consumo nos momentos de maior demanda. Mesmo com as altas temperaturas registradas, em condições normais de operação os níveis de água desses reservatórios de distribuição têm permanecido dentro do esperado. As unidades estão sendo monitoradas.

 

Investimentos

 

Divinópolis conta com quase mil quilômetros de redes de distribuição de água e registra índice de atendimento de 99% da população urbana, o que representa mais de 200 mil habitantes.

 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Itapecerica, que abastece cerca de 80% da população da cidade, está em fase final das obras de ampliação, com aumento de quase 30% na capacidade de produção de água, passando de 600 para 775 litros por segundo. No valor de R$ 2,8 milhões, esta obra tem sua conclusão prevista para o segundo trimestre deste ano e objetiva, além de garantir a qualidade do abastecimento na cidade, antecipar-se ao crescimento populacional dos próximos anos.

 

Obras em execução também devem regularizar o abastecimento da região Sudeste, com investimentos de R$ 2,5 milhões e que beneficiam moradores dos bairros Davanuze, Padre Eustáquio, Santa Lúcia, Dona Rosa, Santa Rosa, Vila das Roseiras, Sagrada Família, entre outros.