Decisão foi tomada considerando os indicadores da COVID-19 no município

O uso de máscaras de proteção contra a COVID-19 será opcional em Divinópolis nos locais abertos. O decreto será publicado nesta sexta-feira (4/3) no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Minas Gerais, amanhã, (04/03).

A decisão foi tomada considerando os apontamentos e os números oriundos do Serviço Municipal de Vigilância Sanitária bem como o estágio avançado do processo de vacinação, conforme o Programa Nacional de Imunizações, e, ainda, o fim do estado de calamidade pública estabelecido na forma do Decreto Estadual nº 47.891, de 20 de março de 2020.

Após atingir média diária 221 confirmações em janeiro deste ano – a maior de toda a pandemia, o número caiu para 107 no mês passado, segundo o Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desta quinta-feira (3/3). Ainda assim, é o segundo maior índice registrado desde o início da contabilização.

“Assim, fica afastada a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial no âmbito do território do município de Divinópolis em ambientes abertos, passando a ser opcional tal uso nessas condições, a juízo de cada indivíduo, recomendado o distanciamento e a adoção das demais medidas de proteção individual contra a COVID-19”, informa a prefeitura.

A obrigatoriedade do uso da máscara continua caso o indivíduo apresente sintomas de síndrome gripal ou manifestação de Síndrome Respiratória Aguda Grave, na forma de regulamento federal.

“A Prefeitura reforça que, mesmo com o uso de máscaras em locais abertos deixando de ser obrigatório, é preciso que a população continue mantendo todos os cuidados contra a Covid-19, como o uso de álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, além de continuar com o uso das máscaras em locais fechados.”, orienta.

Campanha

Mais cedo, o vereador de Divinópolis Eduardo Azevedo (PSC) fez campanha pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscara. Incoerência foi a palavra usada por ele para justificar o pedido feito, nesta quinta-feira (3/3), na reunião da câmara.