Redação

Divinópolis IBGE Pnad

Divinópolis aparece em oitava posição (Foto: Christyam de Lima)

Divinópolis ganhou destaque na edição do Jornal Estado de Minas (7 de dezembro/2014), ao ser listada entre as 10 melhores cidades no Índice de Competitividade dos Municípios Mineiros, um indicador que ajuda a avaliar a capacidade de cada localidade no fomento ao empreendedorismo. O ranking oscila de zero a 100 pontos e é dividido em cinco níveis de competitividade: muito baixa (até 20 pontos), baixa (de 20 a 40), média (de 40 a 60), alta (de 60 a 80) e muito alta (de 80 a 100). O estudo foi elaborado pelo Sebrae Minas por meio de análises de diversas planilhas do poder público e de empresas de economia mista.

Divinópolis ocupa a 8ª posição na faixa mais alta da tabela, com um alto nível de competitividade (nota 68,65). O jornal destacou ainda a evolução da cidade neste estudo elaborado pelo Sebrae desde 2010. [Em relação à edição de 2013, destaques para os avanços de Divinópolis – a cidade do Centro-Oeste subiu da 10ª posição para a 8ª – e Pouso Alegre – o município do Sul de Minas saiu do 11º lugar para o 10º.

“São localidades que apresentaram estruturas econômicas e institucionais favoráveis, como dinamismo econômico, incentivos governamentais e infraestrutura adequada para o surgimento de novos empreendimentos e estímulo à competitividade das empresas”, explica Fábio Veras, do Sebrae], aponta o Jornal Estado de Minas.

O levantamento leva em conta alguns aspectos, como a performance econômica, capacidade de alavancagem do governo, suporte de negócios, quadro social e a infraestrutura dos municípios. Os indicadores são baseados no Índice de Competitividade das Nações, do International Institute for Management Development (IMD), que mede a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas.

 

divinopolis-e-destaque-entre-as-cidades-mais-competitivas