Diego Henrique
Divinópolis e as 54 cidades da região macro-oeste somam 17 casos suspeitos de infecção pelo vírus da H1N1. Em Divinópolis, três pessoas tiveram material sanguíneo coletado e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte.
Nesta quarta-feira (06) a superintendente da regional de saúde, Glaucia Sbampato se reuniu com representantes das 54 cidades para que uma meta de combate fosse traçada. Parte da meta é a vacinação de 281 mil pessoas que fazem parte do público alvo, entre gestantes, crianças e idosos.
Os lotes das vacinas chegaram nesta quinta-feira (07) na regional de Divinópolis e serão distribuídas para a s cidades e no dia 30 de abril será realizado o lançamento da campanha. A Secretária de Estado de Saúde espera que 80% do público alvo seja vacinado. A campanha se estende até o dia 20 de maio
Em Campo Belo, a vacina já foi liberada após o registro de dois casos de morte suspeitos de complicação pela infecção do vírus.
A maior preocupação é em relação ao risco de epidemia, uma vez em que os casos suspeitos neste ano, foram registrados antes do período esperado. Em 2013, por exemplo, as primeiras notificações ocorreram em abril, neste ano tiveram início em março.
De acordo com a superintendente Glaucia Sbampato, uma das armas usadas contra o vírus é a prevenção.
“Nós sempre alertamos a todos em relação à prevenção. É importante que nesse período as pessoas lavem as mãos com frequência ao espirrar tampar a boca e o nariz, além de evitar locais com grande número de pessoas,” orientou.