Acasp quer conscientizar a população (Foto: Divulgação)

Com Diego Henrique

A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) de Divinópolis vai intensificar a campanha “Dar dignidade é melhor que dar esmolas”. A informação foi repassada, nesta quarta-feira (15), durante a reunião da entidade com os órgãos de segurança parceiros da iniciativa. Serão distribuídos 55 mil panfletos e peças publicitárias irão circular nos veículos de comunicação.

O projeto é realizado em conjunto com as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Industrial de Divinópolis (Acid), Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A proposta é reduzir o número de moradores de rua. Segundo o presidente da Acasp, José Vitor de Freitas, Divinópolis é conhecida como uma das melhores cidades para se pedir.

“Nossa cidade é rotulada como uma das melhores para se pedir. Então vem pessoas de outras cidades e aqui aportam com esse objetivo. Queremos divulgar e orientar a comunidade que essas pessoas que vem, muitos, vem para praticar delitos. Não é um grande negócio para nós dar esmola”, afirma.

A campanha nasceu há seis meses, entretanto ainda estava um pouco tímida.

“Teve o período de maturação e agora ela ganhou forças e foi para as ruas”, enfatiza.

Dentre as ações previstas estão caminhadas. Elas devem começar a partir de agosto, quando a associação retoma do recesso de duas semanas.

A população, segundo a Acasp, ao invés de dar esmolas pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo telefone (37) 3214-3054. Os assistentes sociais irão repassar orientações para coibir os pedintes. Eles também são responsáveis em dar o encaminhamento correto a eles.