A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Semdes), informa que, a cidade fechou o ano de 2021 com saldo positivo de 4 mil novas empresas constituídas.
O monitoramento econômico é apresentado à CDL Divinópolis, pelo Instituto Vitaltec, com base nos dados do Ministério da Economia. Foram constituídas 7.054 novas empresas, e 3.053 não se encontram mais em atividade, resultando num saldo positivo de 4.001.
No mês de dezembro, existiam 34.070 empresas ativas, quando foram constituídas 417 empresas e foram extintas 238, saldo de 179 neste mês, sendo responsável pelo sexto mês seguido de queda no número de empresas constituídas no município.
Em comparação com dezembro de 2020, houve aumento de 3,5% no total de empresas abertas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.
As atividades com os maiores números de empresas ativas até dezembro eram: comércio varejista de acessórios do vestuário, cabeleireiros e manicures, confecção de vestuários, promoção de vendas e obras.
Desburocratização reduz tempo de abertura de novas empresas
O tempo médio de abertura de uma empresa, que considera o prazo burocrático para análise de viabilidade e registro de uma nova empresa no Brasil é em média de 24 horas, o tempo médio do estado de Minas Gerais é de 41 horas e em Divinópolis aproximadamente 20 horas.
O tempo médio para abertura de uma empresa no Brasil caiu quase pela metade em 20 meses, devido a medidas de simplificação decorrentes da Lei da Liberdade Econômica e da transformação digital.
Também deve-se destacar o bom desempenho na diminuição da burocracia para abertura de novos negócios em Divinópolis, uma vez que, em janeiro de 2021 eram necessárias 56 horas em média para a abertura de uma nova empresa e em dezembro o tempo médio caiu para 20 horas.