
Encerramento do Reinado 2024: Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito celebra fé e cultura
A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da Praça do Mercado, em Divinópolis, chega ao seu fim no domingo, dia 27 de outubro. A celebração marca o encerramento da programação do Reinado de 2024 de Divinópolis, iniciada no mês de maio. A Missa Conga, conduzida pelo Frei Leonardo Lucas Pereira e pelo Padre Edimar Souza, será realizada a partir das 15h45, na Catedral do Divino Espírito Santo, sendo o ponto alto da programação.
A celebração, marcada pela participação dos ternos, é um momento de grande devoção e fé para a comunidade. Haverá também a leitura da Lei Áurea, um ato simbólico que relembra a abolição da escravatura no Brasil e reafirma a luta por igualdade e justiça social. Após a Missa, o Estado de Coroa, composto por irmandades, reis e rainhas, seguirá em procissão solene até a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, na Praça do Mercado, onde será feito o descimento das bandeiras.
No local onde hoje está o Mercado Municipal, foi edificada a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário em Divinópolis, ainda no século XIX. Décadas depois, em meados do século passado, a igreja foi demolida e os restos mortais das pessoas enterradas no cemitério que existia ao lado foram transferidos para o então recém-construído Cemitério da Paz (Centro). No local foi construído o atual edifício do Mercado. A réplica da Igreja só foi erguida pelo folclorista Vinícius Peçanha na década de 1980, como forma de resgatar uma importante história do local.
A importância da religiosidade e do significado cultural das festas de Reinado
As festas de Reinado, como a de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, possuem um profundo significado cultural e religioso para a comunidade divinopolitana e mineira. Elas representam a expressão da fé, da identidade cultural e da resistência de um povo. Ao longo dos anos, essas festas têm sido um espaço de encontro, de fortalecimento dos laços comunitários e de transmissão de valores e tradições de geração em geração.
- Apostador de Carmo do Cajuru ganha mais de R$ 32 mil na Mega-Sena
- Foragidos da Justiça são presos durante pré-carnaval em Divinópolis
- Papa Francisco segue internado com estado de saúde crítico
- Prefeitura de Florestal se posiciona após denúncia do MPMG contra o prefeito
- Caminhonete bate e muro do cemitério desabada em Divinópolis
O Reinado de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é considerado um patrimônio cultural de grande valor para Divinópolis. As celebrações são uma rica manifestação da cultura popular brasileira. Preservar e difundir essa tradição é fundamental para fortalecer a identidade cultural da cidade e garantir que as futuras gerações possam vivenciar essa importante manifestação religiosa.