Divinópolis é uma das poucas cidades brasileiras que conquistou o selo, segundo o prefeito (Divulgação/PMD)

Divinópolis é uma das poucas cidades brasileiras que conquistou o selo, segundo o prefeito (Divulgação/PMD)

Divinópolis acaba de receber o “Selo Município Livre do Analfabetismo”, conferido pelo Ministério da Educação. A certificação premia a cidade pelo cumprimento da meta de universalizar a educação, uma vez que atingiu mais de 96% de alfabetização de jovens e adultos.

 

A conquista dessa premiação foi anunciada pelo prefeito Vladimir Azevedo, durante a posse dos membros integrantes do Conselho Municipal de Educação do Município de Divinópolis, em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

O selo foi instituído por meio do Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007, o qual determinou a entrega do título aos municípios que atingirem mais de 96% da população alfabetizada, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE.

 

Conquistas

 

O prefeito assinou a nomeação do conselho de educação (Foto: Divulgação/PMD)

O prefeito assinou a nomeação do conselho de educação (Foto: Divulgação/PMD)

 

A abertura da solenidade foi marcada com a exibição de um vídeo, apresentando as conquistas de Divinópolis no campo da educação. São oito novas escolas construídas, quatro delas entregues nos bairros Danilo Passos, Lagoa dos Mandarins, Antônio Fonseca e Candidés. Em construção, duas unidades, no São Roque e Ermida. Em breve, os bairros Jardim das Oliveiras e Jardinópolis também ganharão novas escolas.

 

Em destaque, somam-se os diversos projetos de incentivo à leitura desenvolvidos na rede municipal e a nota 6,4 alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), valor superior a média estadual (5,9) e nacional (5,0).

 

“Recebemos esse reconhecimento do Ministério da Educação, colocando Divinópolis dentre as poucas cidades do Brasil que conseguiram erradicar o analfabetismo e nós dividimos com a comunidade esse legado tão importante, e temos orgulho de dizer que o analfabetismo é uma coisa do passado em nossa cidade”, comemorou o prefeito.