Divinópolis: Estado diz estudar todas as possibilidades para abertura de leitos

Em nota, o governo não negou o uso do Hospital Regional de Divinópolis e disse que as definições serão comunicadas à sociedade

Após a declaração do prefeito de Divinópolis Galileu Machado (MDB) de que o governador Romeu Zema (Novo) havia negado a abertura de leitos no hospital regional, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) amenizou. Em nota encaminhada, neste domingo (22), ao PORTAL GERAIS, a assessoria de comunicação disse que o Estado “estuda todas as possibilidades viáveis para a abertura de leitos nos municípios mineiros”.

O órgão não chegou a confirmar a informação dada pelo prefeito de que o governador havia negado, disse apenas que a sociedade será comunicada no momento oportuno sobre as definições.

Leia a nota:

“O Estado monitora 24 horas por dia a situação do coronavírus. A Secretaria de Saúde estuda todas as possibilidades viáveis para a abertura de leitos nos municípios mineiros, sempre em parceria com o Ministério da Saúde. Diversos fatores são levados em consideração. No momento oportuno, as definições serão comunicadas à sociedade”.

Ajudas dos prefeitos

Nesta sexta-feira (20), em material encaminhado à imprensa, o prefeito disse que o Estado havia negado. O pedido para o uso de parte da estrutura do prédio ainda em construção foi feito por ele e também pelo consórcio que administra o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – Oeste), o Cis-Urg.

O prefeito fala em capacidade para 50 leitos, já o consórcio de 30 para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e outros 100 para enfermaria. Toda a estrutura seria utilizada para recebimento de pacientes suspeitos ou confirmados no coronavírus.

No material, o Machado ainda disse ter pedido ajuda dos prefeitos da região para tentar convencer o governador.

Neste sábado (21), o Conselho Municipal de Saúde se antecipou e aprovou, em votação online, que o município utilize o espaço. 

Dados em Divinópolis

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Ses neste sábado (21), Divinópolis registrou 139 notificações para a doença, sendo um caso confirmado e 138 suspeitos. O boletim deste domingo (22) não contém os dados por município, ele será atualizado nesta segunda (23).

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano

Amanda Quintiliano é editora-chefe do Portal Centro-Oeste. Jornalista por formação e paixão. Pós-graduada em Marketing e Comunicação Integrada.

Deixe seu comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do PORTAL GERAIS. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O PORTAL GERAIS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.