Portal Centro-Oeste
Divinópolis não irá ampliar a vacinação contra HPV para a população de 15 a 26 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o município não tem vacinas suficientes para atender a demanda.
Na semana passada, a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, em conformidade com a Nota Informativa 062/2017 do Ministério da Saúde, orientou ampliar a faixa etária nos municípios com estoque com vencimento em setembro desde ano.
A medida é devido a baixa cobertura. Com a meta de vacinar o público alvo não é atingida, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para não correr o risco das doses vencerem.
O estoque da Semusa, no momento, tem número reduzido de doses com vencimento em setembro, e estas serão usadas em tempo hábil nos grupos definidos para a vacina.
A vacinação é destinada a crianças de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, homens e mulheres de 9 a 26 anos com HIV/Aids. É também destinada a transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea ou pacientes oncológicos dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).