As unidades de saúde são a porta de entrada para o atendimento especializado (Foto: Divulgação/PMD)
As unidades de saúde são a porta de entrada para o atendimento especializado (Foto: Divulgação/PMD)

As unidades de saúde são a porta de entrada para o atendimento especializado (Foto: Divulgação/PMD)

O Serviço Especializado de Odontologia (SEO) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis atendeu mais de 12 mil pessoas no ano passado. O serviço funciona na região central e atende divinopolitanos de todas as regiões da cidade.

A equipe do SEO é composta por cirurgiões dentistas especialistas em periodontia, endodontia e em pacientes com necessidades especiais. Fazem parte também desta equipe, uma técnica em radiologia e auxiliares em saúde bucal. Os trabalhos desenvolvidos pelo SEO não se resumem, apenas, em cuidar do aspecto estético da boca dos seus pacientes, mas também garantir à saúde bucal objetivando dar mais qualidade de vida as pessoas assistidas.

Neste contexto, é feito o procedimento de endodontia, com tratamento de canal e de traumatismo dental. Cirurgias orais, dos chamados tecidos moles, também são ofertadas. Além destes atendimentos o SEO realiza o diagnóstico bucal, com ênfase a prevenção e detecção do câncer de boca. Ainda integra o cesto de serviços do SEO, a periodontia especializada e o exame de raio-x odontológico.

A importância do trabalho realizado pela equipe do SEO pode ser medida pelos números. Apenas em 2014, foram realizados 12.721 procedimentos no total. Nos casos suspeitos de câncer de boca foram realizadas 81 biópsias e diagnosticados 11 pacientes com carcinoma que foram encaminhados para o tratamento.

“O SEO atende a todos os usuários do SUS que necessitam do serviço especializado em odontologia”, destacou o prefeito, Vladimir Azevedo.

Porta de entrada

A porta de entrada para o SEO são as Unidades de Saúde e Estratégias da Saúde da Família. “A população inicia o tratamento clínico nestes locais e se preciso o paciente é agendado e encaminhado ao SEO de acordo com a especialidade necessitada por cada cidadão”, explica a coordenadora do Serviço Especializado de Odontologia, Auxiliadora Maria Vaz Quintal.