A cidade que está apostando no turismos religioso e de entretenimento recebeu um novo selo
Divinópolis recebeu o Selo+Turismo nº 155 do Programa Prodetur+Turismo, após cumprir todos os requisitos obrigatórios. A proposta nº 189, apresentada pelo município, foi considerada prioritária no desenvolvimento e estruturação do turismo nacional, com foco na obtenção de recursos.
O projeto pretende arrecadar montante de R$ 20 milhões para as obras da Via Peregrina, complexo rodoviário que ligará a MG-050 à Cruz de Todos os Povos, no Morro da Gurita, em Santo Antônio dos Campos.
O Prodetur é um programa do Ministério do Turismo, que busca contribuir com a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, fomentando o desenvolvimento local e regional por meio de parcerias com estados e municípios.
O acesso possibilitará a visitação de peregrinos e turistas ao monumento “Honra ao Espírito Santo”, considerado um dos maiores do mundo e com grande potencial turístico.
Requisitos obrigatórios
Dentre os requisitos obrigatórios para adquirir o selo, tem-se: compor o mapa do turismo brasileiro; possuir um conselho ou fórum municipal de turismo; participar da instância de governança regional da região turística da qual faz parte, caso já esteja instituída; possuir ou estar elaborando plano de desenvolvimento, plano diretor (com referências), estudo ou planejamento estratégico para o setor turismo; estar alinhada com os eixos de atuação e as propostas de ações do programa.
“Essa conquista representa um grande passo no desenvolvimento turístico da cidade. Cumprimos com todos os requisitos e acredito que o dinheiro será muito bem empregado, fomentando a tradição religiosa da cidade, além de impulsionar a visibilidade do município no Brasil e no mundo” afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Nogueira.
Turismo do entretenimento
Divinópolis, um dos principais municípios do Estado, é destaque nas ações que vem tomando para o desenvolvimento do turismo do entretenimento, eventos e negócios. Destaca-se os setores confeccionistas, metalurgia, saúde, cultura e educação, oferecendo cursos de graduação e especialização.
Além disso, dispõe de três centros universitários públicos, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) Campus Dona Lindu e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) conta também, com uma rede particular de alto nível.
A cidade possui bares para todos os gostos, estilos e possui um calendário de grandes festas, como a Divinaexpô, um dos maiores rodeios do país. Todos os anos, vários eventos marcam a tradição da cidade, como Prato da Casa, Prato Rural, Reinado, Festa a Fantasia e muito mais.