sempre vivas será realizado em divinópolis
O Sempre Vivas é realizado pela ALMG (Foto: Alexandre Netto/ALMG)

O tema do evento é o lugar da mulher na sociedade e como a sua invisibilidade dificulta o pleno exercício dos seus direitos humanos

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realiza nesta sexta-feira (15/3) o encontro regional do Sempre Vivas em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado. O evento ocorre às 18h, no auditório da UFSJ Campus Dona Lindu, com o apoio da deputada estadual Lohanna França (PV).

O evento marca o mês de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres. Ele é promovido pela ALMG, por meio da Comissão da Defesa dos Direitos da Mulher. Contudo, também conta com a parceria de diversos coletivos e entidades ligados às causas das mulheres.

O Sempre Vivas promove encontros para discutir vários assuntos. Neste ano, o tema do evento é o lugar da mulher na sociedade e como a sua invisibilidade dificulta o pleno exercício dos seus direitos humanos, especialmente nos espaços de poder.

São quatro encontros regionais de 15 a 25 de março. Entre os temas estão questões como as condições de trabalho das mulheres, violência de gênero, assim como os desafios para a representatividade feminina na política.

O encontro também vai debater a invisibilidade do papel de cuidado imposto às mulheres, explicitando a sobrecarga mental, a geração sanduíche. Além disso, falará sobre o histórico da responsabilização das mulheres nas políticas públicas.

Sempre Vivas Divinópolis

Em Divinópolis, serão dois painéis sobre mulheres na sociedade.

  • “Quem somos e como estamos”
  • “Desafios das mulheres no cenário político – por que ainda somos minoria?”.

De acordo com Lohanna, a iniciativa na cidade é importante para discutir o papel das mulheres e a importância de mais mulheres na política.

“É fundamental promover a valorização da mulher em todos os âmbitos da sociedade, reconhecendo a importância do seu papel. Buscando igualdade de oportunidades para construir uma sociedade mais justa e igualitária”.

O evento é aberto ao público e ocorre das 18h às 21h. A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ – Campus Centro Oeste Dona Lindu), fica localizada à rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400, no bairro Chanadour.

Mesa de debates

Participam da mesa de debates, no primeiro painel, a delegada Amanda Pires; a Presidenta da Comissão da Mulher Advogada e de Combate à Violência Doméstica da OAB/Subseção Divinópolis, Dra. Telma Rodrigues, assim como a deputada Ana Paula Siqueira.

No segundo painel, participam a deputada Lohanna, a coordenadora estadual do PSD Mulher, Laiz Soares e as vereadoras Damires Rinarlly de Conselheiro Lafaiete e Edênia Alcântara de Itaúna.