10 dos novos médicos receberam orientações quando chegaram a Divinópolis (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

10 dos novos médicos receberam orientações quando chegaram a Divinópolis (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

Mais 21 novos médicos para atuarem nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e reforçar o Sim-SAÚDE – Sistema Integrado Municipal de Saúde foram destinados para Divinópolis. Com os outros que já estão na cidade, foram recebidos um total de 31 médicos, sendo um deles brasileiro e 30 cubanos.

 

Os médicos recém chegados recebem todo um acompanhamento por parte dos profissionais da Semusa, visitam várias unidades tradicionais e de ESF, além de unidades como Sersam, Policlínica, UPA, Cemas, farmácias, dentre outros, para conhecer todo o sistema de saúde da cidade. Passam por um treinamento e por uma prova e, sendo aprovados nesta prova, aguardam a chegada do RMS (Registro do Ministério da Saúde). Estes registros devem ser entregues ainda no mês de maio.

 

De acordo com o secretário de Saúde, David Maia, todos os novos médicos atuarão em saúde da família e estarão diretamente ligado às mudanças no sistema de saúde pública em Divinópolis, que será voltada mais para a medicina preventiva com a ampliação das unidades de Estratégia de Saúde da Família e a gradual extinção das unidades tradicionais de saúde, que são mais voltadas para a medicina curativa.

 

“Vamos ampliar de 22 unidades de Estratégia de Saúde da Família para 46 até o mês de julho deste ano e a chegada destes médicos é mais um auxílio neste processo. Acreditamos que o foco para reorganização da saúde seja investir na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Cerca de 85% dos problemas da saúde são tratados nas localidades. É possível, com muito esforço, que até 95% sejam tratados sem a necessidade de tratamento mais complexo. Esses profissionais irão reforçar um time que contará com mais de 72 médicos só para a Atenção Primária no município” ressaltou.

 

Os primeiros 10 médicos que chegaram à cidade, já estão nas unidades de saúde. Três médicos já estão trabalhando na unidade de saúde de Santo Antônio dos Campos, um na unidade do bairro Candidés, outro no Nova Holanda, outro no Planalto e mais um no Tietê.

 

Na unidade de saúde do bairro Nossa Senhora das Graças já tem dois profissionais, um com registro que já está clinicando normalmente e outro que aguarda a chegada do registro. Na unidade ESF São Paulo também já conta com um profissional que está aguardando o registro.