Ação é uma das realizadas pela SES-MG no Estado para comemorar do dia da Vigilância Sanitária, em agosto

Será realizado, em Divinópolis, nos dias 08 e 09 de agosto, o Seminário Regional de Vigilância Sanitária. O evento ocorrera, a partir das 08h, no auditório da Superintendência Regional de Saúde, situada na Avenida Antônio Olímpio de Morais, número 2.100, bairro Santa Clara

Concurso

Com o tema “Se tem saúde, tem VISA”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prepara, para este mês de agosto, uma série de ações que têm como objetivo demonstrar que a Vigilância Sanitária (VISA) faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e está presente nas atividades mais corriqueiras das pessoas. Na data de 5 de agosto, nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, importante nome na história da vigilância sanitária do Brasil e responsável pelo controle de epidemias como febre amarela, varíola e peste no início do século XX, é também celebrado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi instituída em 2015, pela Lei nº 13.098, de 27 de janeiro.

Neste ano, para comemorar a data, a SES-MG preparou o concurso “Dia da VISA 2019”, que tem como objetivo promover a atuação da Vigilância Sanitária nos municípios do estado de Minas Gerais. Podem participar profissionais técnicos que trabalham na Vigilância Sanitária dos Municípios. Os dez registros das ações selecionados pelo Comitê serão publicados no Instagram da SES-MG (@saudemg), no dia 15 de setembro de 2019, em postagens consecutivas, para votação. Os cinco primeiros colocados poderão participar, sem custos, do 8° Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), a ser realizado no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2019. As inscrições para o concurso podem ser realizadas clicando aqui.

O concurso é uma forma de  reforçar a importância da atuação dos profissionais dos municípios, no sentido de mostrar como o seu trabalho está presente no dia a dia da saúde e em diferentes áreas. A Vigilância Sanitária atua em vários nichos, como social, cultural e até mesmo econômico. Seja na inspeção de alimentos em restaurantes, no comércio e fabricação de medicamentos, ou na fiscalização de estabelecimentos de saúde como hospitais, laboratórios, salão de beleza e academias.