morte suspeita de dengue divinópolis 2025
Prefeitura pede que população dedique 10 minutos para medidas de combate a dengue (Foto: 41330/Pixabay

Agentes terão que realizar pelo menos 25 visitas diariamente e haverá mais mutirões

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou neste sábado (8/2) novas medidas para intensificar o combate à dengue. A decisão foi divulgada no mesmo dia da confirmação da morte de um adolescente de 14 anos, com suspeita de dengue grave em Divinópolis. O jovem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins em estado crítico na sexta-feira (7/2) e não resistiu, mesmo após tentativas de reanimação.

Morte suspeita de dengue em Divinópolis

De acordo com a UPA, o adolescente apresentava febre alta, dores intensas pelo corpo, náuseas e manchas na pele. Exames laboratoriais indicaram queda acentuada no número de plaquetas, além disso, sinais compatíveis com dengue grave, classificada como Grupo D — o estágio mais severo da doença. A diretoria da unidade lamentou a morte e reforçou a importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do dia 1º de janeiro deste ano até 5 de fevereiro, Divinópolis tinha 137 casos notificados de dengue, sendo 53 confirmados e 21 hospitalizações.

Além disso, há 11 notificações de Chikungunya, tendo duas confirmações e uma hospitalização. Até o momento não há notificações de Zika.

Medidas de Combate à Dengue

Com base nos resultados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e a previsão de aumento nos casos devido ao período endêmico, a Prefeitura de Divinópolis estabeleceu mudanças organizativas para os agentes de endemias.

Conforme os parâmetros redefinidos, os profissionais agora terão a obrigação de realizar no mínimo 25 visitas diárias para receber integralmente o auxílio deslocamento. A alteração elimina a prática de acumulação de visitas em determinados dias, garantindo uma atuação mais constante e eficaz.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ampliará o número de mutirões de limpeza nos finais de semana, abrangendo mais bairros em menos tempo.

De acordo com a prefeitura, a colaboração da população é essencial no combate à dengue. Os moradores devem dedicar 10 minutos diários para eliminar locais com água parada, como vasos de plantas, calhas e ralos. Além disso, proteger recipientes e participar dos mutirões organizados.