Ações de mobilização foram intensificadas em 2015 (Foto: Divulgação/PMD)

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa) divulgou, nesta terça-feira (16), balanço da incidência da dengue na cidade em 2015. De acordo com este levantamento, e se comparado com o ano de 2014, houve uma redução de 57,1% da evolução dos casos notificados como suspeitos desta doença.

Esta média registrada em Divinópolis não acompanhou a tendência de alta nos casos notificados de dengue verificados no estado e no restante do Brasil para o mesmo período. Em Minas Gerais, durante 2015, ocorreu um crescimento de 225,5% e no Brasil o crescimento de casos notificados foi de 179,9%.

Para a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires, foi determinante para o decréscimo nos casos notificados de dengue o comprometimento de toda a equipe envolvida no processo do controle que buscou, principalmente, trabalhar com a prevenção mas, necessitou, muitas vezes, a tomada de decisões rápidas e planejamentos de curtíssimo prazo.

Ações de mobilização foram intensificadas em 2015 (Foto: Divulgação/PMD)

Ações de mobilização foram intensificadas em 2015 (Foto: Divulgação/PMD)

Ações de 2015

Divinópolis encerrou 2015 com 2.270 casos notificados de dengue e registrou um óbito contra seis em 2014. Somada às visitas rotineiras dos agentes de controle de endemias nas residências da cidade outras importantes ações foram realizadas. As atividades de mobilização e educação, por exemplo, somaram 619. O que dá uma média de 52 ações realizadas por mês em vários pontos da cidade e destinadas a públicos diversos.

2016

Apesar dos números positivos de 2015, a Vigilância não conseguiu manter o mesmo ritmo no início desde ano. De acordo com o último balanço, já são 358 notificações e 43 confirmações. Em relação ao ano anterior, as notificações aumentaram mais de mil por cento.