63,8% são solucionados com a prisão dos envolvidos; A maioria está ligada ao tráfico de drogas
Lucas Alcântara
O número de homicídios em Divinópolis continua crescendo. Só para se ter ideia em 48 horas foram registrados quatro casos. De acordo com dados disponibilizados pela Polícia Civil (PC), do dia 1 de janeiro até o dia 20 de setembro foram contabilizados 49.
Em 2017, neste mesmo período, a PC havia contabilizado 48 registros, ou seja, número inferior ao de 2018. Naquele mesmo ano, foram apuradas 61 mortes, ao todo.
Dos casos analisados, somente 63,8% deles são concluídos, havendo a prisão dos envolvidos. Ainda segundo a PC, a motivação dos crimes, majoritariamente, se dá através da violência urbana, tráfico de drogas e disputas por esses espaços.
Ações de repressão
De acordo com delegado da PC, Leonardo Pio, ações para conter o crescente aumento nos homicídios já estão sendo realizadas.
“Temos intensificado às apurações dos crimes violentos em toda região, não apenas homicídios, bem como roubos, extorsão e estupros. Designamos mais um delegado para cooperar com as investigações e aumentamos o número de investigadores. Temos buscado também uma interlocução com os demais poderes, instituições afetas à segurança pública para intervenções a curto, médio e longo prazo, mesmo porque em análise aos eventos ocorridos em Divinópolis e região percebemos que as questões ligadas à violência perpassam pela família, educação, assistência social e outras áreas”, afirmou.
Polícia Militar
O número crescente desta semana colocou a Polícia Militar em alerta. A primeira ação foi a operação desencadeada ainda nesta quinta-feira (20). Outra operação será lançada nesta sexta-feira (21) a partir das 15h.