As amostras colhidas passarão por análise (Foto: Divulgação/PMD)

Idoso de 60 anos está internado no Hospital Santa Lúcia; Amostras de sangue serão colhidas para exame

A prefeitura de Divinópolis confirmou o primeiro caso suspeito de febre maculosa em 2019 na cidade. O paciente é um idoso de 60 anos que está internado no Hospital Santa Lúcia.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) ainda não foi notificada oficialmente pela unidade hospitalar. A notificação deverá ser feita ainda nesta sexta (20). A partir dela, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, serão colhidas amostras de sangue para exame.

O material será encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funedi) e ainda não há previsão exata para o resultado.

Ainda segundo a assessoria, o diagnóstico inicial aponta também para a probabilidade de outras doenças como leptospirose.

O estado de saúde do paciente não foi informado pelo hospital.

Ações

No ano passado, quando surgiram os primeiros casos da doença, foi montado uma Comissão Especial para acompanhar a situação. Em 2018, foram registradas quatro mortes. Na época o Parque da Ilha foi interditado, assim como campos de futebol que ficam às margens do Rio Itapecerica.

Este ano o Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros também precisou ser interditado devido a infestação de carrapatos e o Parque da Ilha passou, novamente, a ter acesso restrito.

De acordo com a assessoria, desde o ano passado ações são executadas. Atualmente, vistorias são realizadas quinzenalmente.

Ainda não se sabe qual a região da casa do paciente com suspeita da doença. A partir da notificação, deverá ser feita uma avaliação para monitoramento mais próximo.