Diego Henrique
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretária Estadual de Saúde (SES), Divinópolis registrou quatro mortes por dengue somente este ano. Em todo o estado já foram confirmados 94 óbitos em decorrência da dengue, 46,8% dos casos foram de pessoas com idade acima de 65 anos.
Os dados do boletim mostram ainda que uma grávida foi infectada pelo zika vírus, no município. De janeiro a maio deste ano já foram confirmados 29 casos de zika em todo o estado.
Combate
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o combate ao Aedes Aegypti é feito sistematicamente através de vistorias rotineiras, arrastões de limpeza e de ações de orientação e conscientização da população. A assessoria ainda alertou sobre a importância do engajamento da população no combate, uma vez em que mais de 90% dos focos estão dentro das residências.
Parcerias entre a Semusa e empresas, ajudaram no combate ao mosquito transmissor da dengue e do zika. Vários imóveis que estavam fechados foram vistoriados através de imobiliárias. A empresa VLI ajudou realizando a limpeza do entorno da rede ferroviária no Centro da cidade, e a eliminação de possíveis focos do mosquito. Outros trabalhos de combate ao Aedes Aegypti continuam sendo desenvolvidos pela pasta.