Divinópolis Divulgação/PMD

Na Macrorregião Oeste, a permissão para a reabertura de diversas atividades, está suspensa

Com a avaliação semanal do Comitê Estadual de Combate ao Coronavírus, a Macrorregião Oeste, onde Divinópolis está inserida, alcançou 19 pontos e teve que retroagir para a Onda Amarela do programa Minas Consciente, do Governo de Minas. Segundo a prefeitura, as determinações passam a valer a partir da próxima terça-feira (06/10), com a publicação do decreto. 

De acordo com o Governo de Minas, a progressão aconteceu após a análise dos últimos 28 dias dos índices epidemiológicos. Assim, a permissão para a reabertura de diversas atividades como: cinemas, parques, salões de festa, entretenimento dos bares e retorno das aulas, está suspensa.

Macrorregião

A Macrorregião de Divinópolis passou de 16 pontos no programa para 19 em uma semana. De acordo com a prefeitura, os índices mostram uma situação de alerta. No relatório, o grau de risco de Divinópolis é de 14, (de 0 a 32). Já no macro, o grau de risco é 16, (de 0 a 32).

Em divulgação, a prefeitura declarou que para o município entrar na curva descendente e voltar as flexibilizações dos demais setores, todos os esforços devem ser mantidos.

Municípios da Macrorregião Oeste (Onda Amarela)

Aguanil, Araújos, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Camacho, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Conceição do Pará, Córrego Danta, Córrego Fundo, Cristais, Divinópolis, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Itaguara, Itapecerica, Itatiaiuçu, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Luz, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Nova Serrana, Oliveira, Onça de Pitangui, Pains, Pará de Minas, Passa Tempo, Pedra do Indaiá, Perdigão, Pimenta, Piracema, Pitangui, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, Santo Antônio do Monte, São Francisco de Paula, São Gonçalo do Pará, São José da Varginha, São Sebastião do Oeste, Serra da Saudade e Tapiraí.

Medidas de segurança

Ainda segundo a prefeitura, atualmente, mesmo com 14 pontos, o município se encontra na denominada “Onda Amarela” do programa, ou seja, é permitido consumir bebidas alcoólicas em estabelecimentos alimentícios. Diariamente, estabelecimentos que não cumprem as regras de segurança são fiscalizados.

Apesar da elevação dos pontos, os índices podem abaixar desde que medidas de segurança simples sejam respeitadas como: o distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas e priorizando a utilização da mesa pela mesma família; que os clientes permaneçam sentados e a higienização constante do local, principalmente após a desocupação das mesas.

Para denunciar em casos de descumprimento das normas de segurança, o cidadão deve abrir chamado pelo AppDivinópolis, selecionando a aba denominada como “Coronavírus”. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular.

Para acessar os protocolos relativos a cada atividade, clique aqui.