Em uma próxima reunião os participantes deverão decidir se o segmento comercial será aberto, fechado ou terá suas atuais regulações alteradas
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 debateu a elaboração da matriz de planejamento, isto é, uma forma de orientação e conduta para decisões de abertura do comércio na cidade. Os especialistas, sobre o cenário da Covid-19, estabeleceram esta alteração para que as mudanças possam, de forma efetiva, ser baseadas em uma análise profunda das regras sanitárias e diretrizes para a reabertura.
Durante o encontro foram apresentadas todas as possíveis alterações do comércio para apreciação dos membros e ficaram definidos aprimoramentos no regramento. Em uma próxima reunião os participantes deverão realizar uma votação, determinando se o segmento comercial será aberto, fechado ou terá suas atuais regulações alteradas. Os votos serão determinantes nas possíveis alterações, definindo se as alternativas propostas não colocam em risco a saúde e qualidade de vida dos cidadãos.
Após as regras definidas serão elaborados decretos regulamentando as decisões.
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Sousa, explicou que a nova matriz irá intensificar a precisão das decisões do Comitê e, consequentemente, tornar tais medidas mais eficazes no controle da pandemia na cidade.
“Entre os inúmeros pontos positivos, podemos destacar que a presença de uma votação torna as decisões mais diretas. Assim, podemos garantir certa agilidade nas possíveis mudanças no âmbito comercial”, afirmou.
“É preciso ressaltar que o Comitê é formado por especialistas competentes e dedicados na luta contra a Covid-19”, ressaltou.
A data da reunião não foi divulgada, mas deverá ser nesta semana.