O boletim da dengue divulgado nesta quinta-feira (19) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta redução de casos prováveis de dengue na cidade. Os registros totalizam 3.899 registros e o número de pessoas tiveram essa doença soma 1.786.
A Secretaria de Estado de Saúde também divulgou boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue, zika e chikungunya. Nele foi apontado que em Divinópolis, em 2016, registrou quatro óbitos por dengue com sinais de complicação.
Os registros ocorreram no início do ano quando a incidência da doença era maior. De acordo com o Boletim de Monitoramento da Dengue expedido pela Semusa, a partir da nona semana deste ano, correspondente a 29 de fevereiro a 6 março, passou a ser verificado a redução no registro de casos confirmados de dengue na cidade.
Na nona semana de 2016 eram 462 casos notificados e 328 confirmados. Nos dados divulgados, que correspondem até a 19ª semana do ano, foram verificados 64 casos notificados e nenhum confirmado.
Zika e Chikungunya
Em Divinópolis, foram notificados até o momento 65 casos notificados de zika. Deste total, sete forram verificados em gestantes. Onze amostras foram coletadas e encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias para a análise e nenhum deles teve o resultado divulgado.
No que se refere à chikungunya, foram 12 os casos notificados e desses três já foram descartados. Os demais aguardam resultado.