Diego Henrique
Divinópolis registrou a madrugada mais fria do ano, os termômetros no município chegaram a registrar 3,7 graus e de acordo com o TempoClima da PUC Minas, a previsão é de que frio se estenda até quinta-feira (21).
Outras cidades da região Centro-Oeste também registraram temperaturas baixas. Em Camacho, a mínima foi de 3 graus e houve registro de geada, que é a formação de uma camada de cristais de gelo na superfície ou na folhagem exposta devido à queda de temperatura. Em Formiga, a mínima registrada durante a madrugada foi de 4 graus.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, uma massa de ar polar que vem ganhando força na região sudeste do país tem influenciado na baixa das temperaturas.
“Esse comportamento deve se estender até quinta-feira (21), quando há possibilidade de chuvisco nas cidades da região. Até lá, o tempo permanece firme em todo o Centro-Oeste,” afirmou.
A umidade relativa do ar deverá permanecer abaixo do recomendado. Na semana passada o Centro de Climatologia emitiu um sinal de alerta devido à baixa umidade, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser de 60%. Para essa semana, a previsão é de que a umidade não ultrapasse os 25%.
“A partir de quarta-feira (20) a previsão é de um pouco de melhora na parte da tarde, mas ainda assim não é o ideal. Por isso reafirmamos a importância dos cuidados com a saúde como manter o corpo hidratado, evitar a prática de exercícios físicos em áreas externas onde ha exposição solar e conservar os ambientes da casa umedecidos,” explicou o meteorologista.
Em Divinópolis as temperaturas devem variar entre 10 graus e 24 graus. Em Oliveira a mínima prevista é de 7 graus e em Camacho a máxima não passa dos 23 graus.