Divinópolis Divulgação/PMD

Índice significa a flexibilização de atividades econômicas, anteriormente interrompidas pela pandemia; Cidade registrou 18 novos casos em 24 horas

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou nesta quinta-feira (05), os dados epidemiológicos do plano Minas Consciente, do Governo de Minas. Segundo o relatório, a microrregião do município teve sua pontuação reduzida de 11, para 7 pontos.

Portanto, Divinópolis permanece na Onda Verde, que significa a ampliação da flexibilização de atividades econômicas anteriormente interrompidas pela pandemia do novo coronavírus, desde que sejam cumpridos os protocolos de segurança.

Dados epidemiológicos

Através da última atualização dos dados epidemiológicos, ocorridos na última segunda-feira (02), foi informado que a taxa de incidência, que corresponde ao número de casos novos da doença dividido pela população em risco é de 38, nível considerado baixo. A porcentagem de casos confirmados em relação ao número de pessoas testadas é de 31%, número este considerado alto.

Quanto à capacidade hospitalar, os dados apontam que 25% dos adultos internados na UTI são pacientes com suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI no setor adulto é de 48%.

Ainda segundo a Semusa, os indicadores de avanço do novo coronavírus apontam que o número de casos confirmados aumentou 11% em relação à semana anterior. A variação da taxa de incidência de Covid-19 caiu 8% nos últimos sete dias.

Boletim Epidemiológico

No Boletim Epidemiológico divulgado nesta quinta, a Semusa apontou 18 novos casos de COVID-19 na cidade, registrando o total de 1.968 confirmadas ao todo. 

No município, foram apontados 15.495 casos notificados, 674 descartados e 1.769 recuperados. Divinópolis soma até o momento, 69 óbitos pela doença.

38 pacientes no setor de enfermaria e 20 no CTI, estão internados com quadro clínico compatível de COVID-19. No ambulatório, o número é de 5.384 pacientes internados ou atendidos, que estão em isolamento domiciliar (notificados durante a epidemia).

Divinópolis possui 58 leitos ocupados, com um percentual total de ocupação de 27,8%.

Medidas de segurança

A Prefeitura de Divinópolis ressaltou que as medidas de segurança como o uso de obrigatório de máscaras, o distanciamento social, a higienização constante e o cumprimento dos horários de funcionamento de cada atividade econômica continuam vigentes e devem ser respeitados.

O descumprimento das medidas de segurança acarreta em multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará.

Para denunciar irregularidades em relação às normas de segurança, o cidadão poderá abrir chamado pelo AppDivinópolis, selecionando a aba “Coronavírus”. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos para celular.