Bispo diocesano Dom José Carlos, libanesa Rita Ibanez, representante da Associação Terra de Deus e

Divinópolis foi escolhida para receber a terceira Cruz de Todos os Povos. O pronunciamento oficial ocorreu na noite de segunda-feira (24), no Centro Diocesano de Pastoral. Estiveram presentes, além de dezenas de pessoas de todos os setores da sociedade, o bispo diocesano Dom José Carlos; o Presidente da Associação Terra de Deus, o francês Jesus Juste Ibanez; a libanesa Rita Ibanez, representante da Associação Terra de Deus; José Geraldo, responsável pelo projeto em Divinópolis e o arquiteto Marco Túlio. 

Bispo diocesano Dom José Carlos,  libanesa Rita Ibanez, representante da Associação Terra de Deus e o presidente da entidade, Jesus Juste Ibanez. Ao lado, a maquete da Cruz de Todos os Povos

Bispo diocesano Dom José Carlos, libanesa Rita Ibanez, representante da Associação Terra de Deus e o presidente da entidade, Jesus Juste Ibanez. Ao lado, a maquete da Cruz de Todos os Povos

A Associação Terra de Deus é responsável pelo projeto da construção Cruz de Todos os Povos, onde Divinópolis, no Morro do Gurita, no distrito de Santo Antônio dos Campos, foi escolhida para ser construída a terceira cruz. A primeira cruz foi construída no Líbano, a sua inauguração aconteceu no dia 16 de julho de 2010. A segunda foi construída e inaugurada no México, no dia 21 de dezembro de 2012.

A Cruz de Todos os Povos é a maior cruz luminosa do mundo. Segundo o José Geraldo, ele quer construir a de Divinópolis alguns centímetros maior que as outras duas, que possuem 73 metros e 80 centímetros, para de fato, a que será construída no Morro do Gurita seja a maior do mundo. A entrega da Cruz tem previsão para 2017.

“Essa cruz representa mais que a união da humanidade. A ideia inicial era de se construir várias pequenas cruzes, mas depois decidimos construir uma cruz enorme para passar uma mensagem mundial. Então demos o primeiro passo e fomos ao Líbano. A princípio nos foi dito que seria impossível construir uma cruz em um país muçulmano, mas o projeto foi aceito”, explicou o Presidente da Associação Terra de Deus, Jesus Juste Ibanez.

José Geraldo contou a história de Divinópolis para a entidade, e apresentou a proposta, onde a terceira Cruz, completando a Santíssima Trindade, homenagearia a Deus Espírito Santo, pois a cidade carrega na origem de seu nome a santidade “Arraial do Divino Espírito Santo do Itapecerica”, proposta essa aceita.

Confira apresentação de como será a Cruz de Todos os Povos no Morro do Gurita: