helvécio magalhães anuncia centro de especialidades para divinópolis
O secretário nacional de Atenção Especializada Helvécio Magalhães antecipou o Centro de Especialidade durante comemoração dos 10 anos do Cis-urg (Foto: Divulgação/Cis-Urg Oeste)

Lula ainda fará anúncio oficial do programa federal; Secretário Nacional antecipou durante comemoração dos 10 anos do Cis-Urg

O secretário nacional de Atenção Especializada, Helvécio Magalhães, antecipou, nesta segunda-feira (19/2), a implantação de um Centro de Especialidades Médicas – Cuidado Integral, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A informação foi compartilhada durante a solenidade que marca os 10 anos do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste (Cis-urg/Oeste).

O lançamento do programa deverá ocorrer ainda neste primeiro semestre.

“Uma novidade que ainda será lançada pelo presidente da república dentro da ideia do Mais Acesso a Especialidades”, explica o secretário. (Veja o vídeo)

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP.

Divinópolis aparece como a única de Minas Gerais a receber o serviço que atenderá a demanda da macrorregião Oeste, ou seja, 54 municípios.

O atendimento ocorrerá conforme a necessidade de cuidado integral.

“Vamos pegar a linha de câncer. A ideia é estabelecer um fluxo desse paciente dentro da atenção primária até a atenção secundária, que é a especializada, com tempo resposta de diagnóstico do paciente para que ele possa entrar em atendimento imediato evitando que ele tenha sequelas, evitando o óbito, evitando um tratamento mais caro”, explica o secretário executivo do Cis-Urg, José Márcio Zanardi.

Assista o vídeo.

Centro de especialidades terá cinco linhas de atendimento em Divinópolis

Serão cinco linhas de cuidado integral. Uma delas é a oncológica, a outra de doenças cerebrovasculares e as cardíacas.

“Estamos definindo as outras junto com o Ministério da Saúde e a necessidade dos gestores para que possamos fazer a implantação”, explicou.

De acordo com Zanardi, o gerenciamento ficará por conta do Cis-Urg, hoje responsável pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Renovação da frota

O secretário nacional aproveitou para confirmar a renovação de 70% da frota. De acordo com Helvécio Magalhães, em 2024, o Ministério da Saúde deve renovar 2 mil veículos em todo o país, cerca de 30 do Samu Oeste.

Cooperação técnica

O Cis-Urg e o Ministério da Saúde também firmaram convênio de cooperação técnica no montante de R$ 3 milhões.

“Para aproveitar tudo o que ele desenvolveu de tecnologia, de conhecimento, de expertise, de capacidade de treinamento, de operação, de frota, recursos humanos, para ajudar outros Samu do Brasil. Agora o Samu Oeste passa a ser um cooperador técnico do Ministério da Saúde”, afirmou Magalhães.