Decisão do índice de reajuste está nas mãos do prefeito de Divinópolis; Valor foi baseado em análise da planilha
Membros do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) reuniram-se hoje (16/12), com representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública (Settrans), para deliberar sobre o reajuste das tarifas de táxi e ônibus.
A primeira discussão foi a concessão de reajuste da tarifa de táxi. O Comutran pronunciou-se a favor do reajuste solicitado pelos taxistas e a proposta será enviada ao Poder Executivo com observações.
Após a pauta dos taxistas, o presidente do Comutran, Lucas Estevam, apresentou o memorial descritivo do estudo tarifário do transporte coletivo público, baseado na cláusula 26 do contrato de concessão, para calcular o custo detalhado.
Este estudo tarifário examina todos os índices que afetam diretamente no custo final da tarifa, como: preços dos insumos, dados do sistema como quilometragem, quantidade de passageiros, projeção de reajuste salarial dos condutores de ônibus, dentre outros, e se comprovem por notas fiscais.
Após a análise da planilha, o novo valor tarifário aprovado pelos membros do Comutran foi de R$ 6,09. Oito membros votaram a favor e três contra a análise da planilha. O próximo passo será o envio de um ofício do Comutran, com os dados da planilha, ao chefe do Executivo, para respaldar a decisão de reajustar a planilha de acordo com o estudo tarifário.