Pela décima vez consecutiva, os estudantes mineiros trouxeram o ouro para o estado na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, os alunos das escolas públicas de Minas Gerais faturaram 1.585 medalhas na competição, sendo 125 de ouro, 384 de prata e 1.076 de bronze.

O resultado da Obmep foi divulgado nesta quarta-feira (30/11) no site da competição. A região centro-oeste de Minas recebeu várias medalhas e Menção Honrosa. Em Divinópolis, a aluna do 6° ano da Escola Estadual São Francisco de Assis, Sara Joana Tavares, é uma das medalhistas de ouro. A estudante se dedicou aos estudos e achou a prova fácil.

“Eu estudei por conta própria desde que soube da Olimpíada, então comecei em abril e a prova foi em setembro. Eu sempre gostei de matemática e na hora que eu fiz a prova achei muito fácil”, explica Sara.

Aluno do 7º ano da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, no município de Cláudio, Agnaldo Camargos de Sousa Junior também é um dos três estudantes da cidade que recebeu a medalha de ouro. Ele atribui a medalha à sua dedicação e ao gosto pela disciplina.

“Desde criança eu já gostava de Matemática e sempre aproveito as oportunidades que tenho aqui na escola. Ano passado ganhei prata com a ajuda da minha irmã. Esse ano, como ela não podia me ajudar, usava os exercícios que a professora passava pra gente fazer e eu fui estudando assim. Estou muito feliz com a medalha”, conta Agnaldo.

Segundo a diretora Aldair Rodrigues Rezende, todos os anos a escola tem medalhistas na Obmep, o que desperta ainda mais o interesse dos alunos.

“As professoras trabalham muito e incentivam os alunos a participarem da Olimpíada. Todos os anos temos medalhistas na escola e isso faz com que eles esperem ansiosos à realização da Obmep”, destaca.

Em todo o país, 913.546 alunos fizeram as provas da segunda etapa da Obmep. Destes 109.216 eram mineiros.

Confira aqui a lista de estudantes premiados