Portal Centro-Oeste

A escritora Bárbara Dias, de 17 anos, morreu por meningite bacteriana. A causa foi confirmada pela análise laboratorial da Fundação Ezequiel Dias (Funed), segundo o jornal Agora. A adolescente morreu no dia 27 de dezembro no Hospital Santa Lúcia poucas horas após dar entrada na unidade.

Nesta terça-feira (09) a Vigilância em Saúde já havia antecipado que a dengue hemorrágica havia sido descartada, como informou o PORTAL.  

A doença

A meningite bacteriana (leia mais aqui) é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o cérebro e a medula, causada por uma bactéria como Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae, por exemplo.

Geralmente, a meningite bacteriana é uma situação grave que pode colocar em risco a vida da pessoa, caso não seja tratada adequadamente.

O contágio da meningite bacteriana acontece através do contato com gotículas de saliva do indivíduo. Veja o que fazer para não pegar meningite bacteriana.

Por isso, o paciente com meningite deve utilizar uma máscara facial, vendida na farmácia, e evitar tossir, espirrar ou falar muito próximo de indivíduos saudáveis. No entanto, a prevenção da meningite bacteriana pode ser feita com a vacina para meningite, que deve ser tomada por crianças com 2, 4 e 6 meses de idade.

Além do contágio de uma pessoa para outra, a meningite pode ocorrer se o bebê for infectado por Streptococcus na hora do parto, uma bactéria que pode estar na vagina da mãe, mas que não causa sintomas.

Sintomas

O tempo de incubação da bactéria geralmente é de 4 dias até que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas de meningite, que podem ser: 

  • Febre acima de 38º C;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dor ao virar o pescoço;
  • Manchas roxas na pele;
  • Rigidez muscular no pescoço;
  • Cansaço e apatia;
  • Sensibilidade à luz ou ao som;
  • Confusão mental.

Além destes, os sintomas de meningite no bebê podem incluir irritabilidade, choro forte, convulsões e moleira dura e tensa.