As casinhas são feitas bacias (Foto: Divulgação)

Talita Camargos

Há muitos anos não se via um inverno tão rigoroso. A queda maior do que a habitual na temperatura faz com que a maioria procure formas de se aquecer. No entanto, existem aqueles que não têm como fazer isso. É o caso de quem vive nas ruas, inclusive dos animais. Depois de tirar uma foto dos quatro cães que adotou, agasalhados, Mayra Silva começou a refletir sobre isso.

As casinhas são feitas bacias (Foto: Divulgação)

As casinhas são feitas de bacias (Foto: Divulgação)

Em vez de só ter piedade dos bichinhos, Mayra resolveu tomar uma atitude. Pesquisou na internet como fazer casinhas de baixo custo e descobriu os abrigos feitos com bacia. Depois de resolver como ajudaria, lançou na internet uma campanha para arrecadar o material.

Segundo o veterinário André Israel, a iniciativa é válida, pois o frio causa um estresse nos organismos de forma geral, o que provoca queda na imunidade. Além disso, os vírus, por exemplo, têm mais facilidade para sobreviver em baixas temperaturas.

“Às vezes o cachorro tem uma doença, uma bactéria, mas ela não o afeta tanto porque o corpo está mais forte, com o frio, a queda da imunidade e maior facilidade de sobrevivência dos micro-organismos, o cão sofre”, explica.

O veterinário também orienta que as casinhas sejam mais vedadas possível para evitar a entrada de

Mayra se mobilizou após ter os cachorrinhos agasalhos e pensar que outros não tinham nem abrigo (Foto: Arquivo Pessoal)

Mayra se mobilizou após ter os cachorrinhos agasalhos e pensar que outros não tinham nem abrigo (Foto: Arquivo Pessoal)

ar, apenas com a portinha para que o interior do abrigo fique mais quente.

Para possibilitar essa proteção para os cães de rua, Mayra começou a confeccionar as casinhas. Depois de prontas elas serão entregues a ONGs de proteção aos animais e distribuídas em locais chave da cidade.

“Eles sabem como ajudar, onde as casinhas são mais necessárias. Além de serem colocadas em lugares estratégicos, vamos entregá-las a quem cuida de cachorros na porta de casa, pois muita gente que já tem outro cão não pode ter mais animais em casa por causa do ciúme entre eles”, explicou.

Doação podem ser feitas para viabilizar as casinhas (Foto: Divulgação)

Doações podem ser feitas para viabilizar as casinhas (Foto: Divulgação)

Ela contou que na rua dela, por exemplo, uma senhora cuida de um cachorro desta maneira, pois o outro cão, que é maior, ataca se ficarem juntos.

Sucesso nas redes sociais

A campanha já tem recebido muito apoio virtual. Com ajuda na divulgação e recolhimento de material da ONG Força Animal Divinópolis(FAD), até o fechamento desta matéria, o post sobre a iniciativa já havia sido compartilhado 120 vezes, recebeu 130 curtidas e 17 comentários.

A expectativa é que o apoio recebido pela internet se transforme em material para confeccionar as casinhas e deixar os animais mais protegidos. Quem quiser doar, pode levar a bacia na Agrodil – rua Sergipe, 627 – Centro.