Amanda Quintiliano
Fernando Gontijo, de 18 anos, está entre os alunos recebidos, nesta segunda-feira (06), pelo governador Fernando Pimentel (PT) para um almoço no Palácio da Liberdade. O jovem, estudante de escola pública, conseguiu alcançar 950 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está entre os aprovados no curso de medicina na Universidade Federal de Lavras (Ufla).
Além de Fernando outros quatro estudantes de Minas Gerais, acompanhados de pais e/ou professores, participaram do almoço de homenagem. A Secretaria de Estado de Educação, Macaé Evaristo também estava presente. O encontro foi para parabenizar os alunos de escolas públicas que se destacaram no Enem e também como uma forma de estímulo para quem sonha ingressar numa universidade.
O divinopolitano passou na primeira etapa do vestibular da Ufla e usou a nota do Enem para a última. Ele também está na lista de espera da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diz achar que ainda conseguirá ser convocado nas chamadas subsequentes.
Esforço
Para conseguir se destacar em meio aos estudantes de escolas públicas do Estado, Fernando se dedicou muito. Já no último ano do Ensino Médio ele se reversava entre as aulas na Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira e o cursinho.
“Sempre fui muito esforçado e sempre procurei ir além do que os professores passam nas salas de aula, e como eu já sabia qual curso eu queria, já direcionava meus estudos para medicina”, conta.
Em sala de aula, no ensino médio, ele foi premiado como aluno destaque por duas vezes
“Tanto a escola quanto o cursinho me auxiliaram bastante a conseguir alcançar meu sonho de passar. Tive professores ótimos que realmente se interessavam em ensinar, e mesmo fora de sala de aula me auxiliavam em tudo que eu precisei”, afirma.
Fernando conseguiu 750 pontos na nota geral do Enem e 950 na redação com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.