(Foto: Reprodução/Facebook)

Diego Henrique

“Transplante Alcançado! Neander conseguiu doador compatível”. Foi com essa frase que a família do jovem maestro, Neander Cândido, anunciou aos internautas de todo o Brasil, que a procura por um doador compatível chegou ao fim. O maestro foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda e os familiares criaram uma página no Facebook para ajudar a encontrar um doador de medula óssea. Menos de 30 horas depois da criação da Fanpage mais de mil pessoas já haviam curtido e compartilhado as postagens, mobilizando centenas de internautas que começaram a se cadastrar no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Um grupo viajou mais de 300 quilômetros para se cadastrarem no banco de doadores em Montes Claros (Foto: Reprodução/Facebook)

Um grupo viajou mais de 300 quilômetros para se cadastrar no banco de doadores em Montes Claros (Foto: Reprodução/Facebook)

A campanha ganhou força e de forma voluntária, centenas de pessoas passaram a procurar hemonúcleos para se candidatarem como doadores, como mostrado pelo PORTAL. Em maio, um grupo de internautas de Januária, no norte de Minas, viajou mais de 300 quilômetros para se cadastrar no banco de doadores, após se sensibilizarem com a campanha.

A irmã do pianista, Gabrielle Riquelme contou ao PORTAL que funcionários do Hemominas de Belo Horizonte ficaram impressionados com a quantidade de pessoas que procuraram a unidade após acessarem a página da campanha.

“A enfermeira me perguntou se ele era alguém famoso, porque muitas pessoas procuraram o Hemominas para fazer o teste para serem doadores. Ela disse que na semana em que a campanha foi lançada elas trabalharam muito. Ela estava maravilhada”, contou.

Somente em Divinópolis, cinco pessoas que se sensibilizaram com o maestro e fizeram o cadastro foram chamadas para realizarem a doação de medula. A nutricionista Kelen Branco, ficou emocionada ao saber que poderá salvar uma vida.

“Eu fiz o cadastro por causa da campanha do Neander. Quando recebi a ligação do Redome eu fiquei emocionada. É muito bom saber que poderei salvar a vida de outra pessoa”, comentou a nutricionista.

Nos próximos dias ela será submetida a uma série de exames para que a doação seja realizada.

Tratamento

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

A velocidade em que tudo aconteceu foi o que deu ânimo a família. O médico responsável pelo caso deu prazo de dois anos para que a doença fosse curada e durante esse tempo, a esperança era de que o doador fosse encontrado, porém, em menos de seis meses Neander encontrou um doador 100% compatível.

“Estamos muito felizes. Hoje, nós percebemos que a campanha não foi só para ele. Quantas pessoas poderão ser salvas através das centenas de pessoas que se tornaram doadoras. A campanha não salvou a vida só do Neander, mas de muitas outras pessoas”, enfatizou.

Diagnóstico

Neander Cândido nasceu em Divinópolis e atualmente mora em Belo Horizonte, onde estuda música e dá aulas de piano. Foi durante uma visita à cidade natal, em janeiro deste ano, que o rapaz recebeu o diagnóstico de leucemia. Um mês antes ele havia procurado um hospital em BH com queixas de dores abdominais, porém, foi atendido, medicado e liberado.

Cirurgia

O transplante do maestro já está agendado. Na segunda semana do mês que vem, Neander será internado para ser submetido ao procedimento que poderá salvar a vida dele.

“Ele já parou a quimioterapia e os remédios, agora ele irá passar por exames para que a cirurgia possa ser feira. A leucemia já foi curada durante o tratamento, a cirurgia irá fazer com que a doença não volte mais”, encerrou Gabrielle.