Poliany Mota
Divinópolis sediou nesta quinta-feira (29) o 101º Encontro de Prefeitos das Cidades Polos de Minas Gerais. Gestores de 30 cidades foram convidados a participar da reunião, em que os municípios apresentam e discutem políticas públicas. O prefeito Vladimir Azevedo aproveitou o evento para anunciar o projeto Cidade Digital, no qual é oferecida internet gratuita para a população em dois pontos estratégicos da cidade, numa parceria publica privada com a Master Cabo.
De acordo com o anfitrião da casa, a assinatura do convênio na reunião foi justamente para apresentar o projeto a outras cidades.
“Assinamos aqui para disponibilizar a ideia para os prefeitos no encontro. A partir de hoje a internet fica liberada nas praças de Divinópolis”.
Vladimir disse também que a implantação da internet gratuita na cidade é resultado de conversas com prefeitos de municípios onde o projeto foi instalado, como Itaúna e Passos.
“A implantação de internet gratuita em Divinópolis é fruto de encontros como esse, em que a gente troca experiências dessa corrente de políticas públicas que dão certo em várias áreas, nesse caso da tecnologia e inclusão digital”, explicou.
Vladimir ressaltou que além de beneficiar a população, o custo será zero para a prefeitura.
“Foi um presente surpresa, já estava no forno, mas nós ficamos na duvida se saia ou não. Conseguimos contornar alguns obstáculos contrários, estava licitado há algum tempo, tinha uns detalhes operacionais e burocráticos para colocá-lo em início de funcionamento, superamos e colocamos como presente surpresa nessa semana de aniversário”, concluiu.
Segundo o vice-presidente da Master, Wagner Vaz de Mello, toda a manutenção e gerenciamento dessa rede ficará por conta da empresa. Ele disse ainda que a Cidade Digital faz parte de um projeto social da própria empresa.
“A prefeitura de Divinópolis tomou a iniciativa e nos procurou, com o intuito de formar a Cidade Digital. Hoje nos disponibilizamos dois pontos com internet gratuita, a Praça do Santuário e Praça da Catedral, foi nosso convênio inicial. Qualquer cidadão que tiver oportunidade de chegar até as praças, já terá acesso a dez megas de internet, que será compartilhado com as outras pessoas que estiverem usando smartphone, tablet ou um laptop, é a oportunidade de ter acesso ao que a gente chama de inclusão digital”.