Principal acesso para universidades públicas, além do hospital regional ainda em construção, a duplicação da BR-494 é pauta antiga.
As obras de duplicação da BR-494, nos trechos que dão acesso a Divinópolis, podem estar prestes a saírem do papel. Segundo o deputado federal Domingos Sávio (PL), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) por Fabrício Galvão se comprometeu com a obra. Isso, em reunião realizada em Brasília, na quarta-feira (16/8).
A reunião articulada pelo deputado federal contou também com as presenças do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), do deputado estadual Eduardo Azevedo (PSC). Além disso, participou a vice-prefeita de Divinópolis Janete Aparecida (PSC).
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
A urgência para a produção e execução do projeto se deve, principalmente, pela inauguração do Hospital Público Regional, prevista para 2024. Justamente por isso, há também compromisso do DNIT para realizar obras paliativas para o acesso à unidade, uma vez que não haverá tempo hábil de espera.
“Foi um ponto que destacamos na reunião e que foi acatado pelo DNIT. Vamos melhorar o acesso ao Hospital e, com isso, tomar medidas para que o número de acidentes no acesso próximo ao Parque de Exposições diminua drasticamente”, afirmou Janete Aparecida.
A região possui intenso tráfego durante todo o dia. Além do Parque de Exposições e do futuro Hospital Regional, o local é acesso a duas universidades: o Campus Dona Lindu (UFSJ) e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).
“É uma via que temos cobrado essas obras de melhorias há anos aqui em Brasília. O DNIT, agora, está sensível a essa demanda e a nossa expectativa é de que, finalmente, saia do papel. É de interesse de toda a região”, destacou Cleitinho Azevedo.
- Câmara de Divinópolis será ponto de arrecadação para vítimas das chuvas
- Fábrica clandestina de fogos explode em Santo Antônio do Monte
- Homem morre após carro cair sobre ele em Santo Antônio do Monte
- Faltou prioridade da prefeitura, diz Lohanna sobre alagamentos em Divinópolis
- Divinópolis enfrenta alto risco de epidemia de dengue em 2025
Duplicação de dois trechos
A BR-494 liga Divinópolis a duas regiões distintas: uma dá acesso à região de Oliveira e a outra faz ligação com Nova Serrana. Com isso, tendo em vista a intensa movimentação de veículos pesados, Domingos Sávio reforçou a importância de realizar a duplicação nestes dois pontos.
“Levamos essa questão ao diretor-geral do DNIT e ele entendeu que são obras viárias muito urgentes. A região centro-oeste de Minas Gerais tem Divinópolis como pólo central, seja para indústria ou comércio”, afirmou.
Contudo, a duplicação é uma pauta constante de lideranças políticas de Divinópolis.
“Quando eu era vereador, fui ao gabinete do Domingos Sávio para discutir essa obra e levar até o conhecimento do DNIT. Junto com o Wesley Jarbas (Republicanos) – vereador em Divinópolis – busquei esse elo entre município e governo. Hoje estamos colhendo os frutos”, disse Eduardo Azevedo.
Domingos Sávio acredita que a representatividade de Divinópolis no cenário político nacional será importante nessa conquista.
“Agora, além de contar com o meu trabalho na Câmara Federal, temos um Senador da República e um Deputado Estadual ativos por essa demanda. Conseguimos esse compromisso por parte do DNIT e continuaremos cobrando o projeto e a execução para atender o Centro-Oeste de Minas”, concluiu o Deputado.