A Medalha da Inconfidência foi entregue pelo governo de Minas Gerais a personalidades nesta sexta-feira, 21 em Ouro Preto, na Região Central do estado. A cerimônia, que celebra o dia do mártir da Inconfidência Mineira Tiradentes, teve como orador o governador Fernando Pimentel, que também entregou as medalhas aos homenageados. A lista de agraciados incluiu 171 nomes, dentre eles o Bispo de Divinópolis, Dom José Carlos, que foi homenageado com a Medalha de Honra.

De acordo com o governo, a homenagem é prestada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do Brasil. O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela recebeu homenagem póstuma com o Grande Colar, recebido pelo embaixador da África do Sul no Brasil, Ntshikiwane Joseph Mashimbye.

Origem da medalha

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Na data, um decreto do governador transfere simbolicamente a capital de Minas Gerais para Ouro Preto. A cidade foi a capital mineira de 1823 até 1897.