O hospital conta com dois Aceleradores Lineares para atender demanda de 54 cidades da região
Esta semana, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB) apresentou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o pedido para a compra de um Acelerador Linear para o Complexo de Saúde São João de Deus. O aparelho é utilizado nas sessões de radioterapia. E, conforme dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), apenas o hospital possui o equipamento para o atendimento de todos os 54 municípios da Região Ampliada de Saúde do Centro-Oeste de Minas Gerais.
Dois Aceleradores Linear estão em funcionamento no Complexo de Saúde São João de Deus. Um, desde 2011, e o segundo, mais novo, desde 2016. Juntos, os aparelhos são responsáveis por prestar assistência a mais de 26 mil pessoas anualmente.
Para continuar prestando a assistência aos pacientes oncológicos, sem diminuir o número de atendimento, a compra de um novo acelerador é necessária. A justificativa para aquisição de nova unidade está na obsolescência de um dos equipamentos que foi adquirido em 2011 cujas peças terão descontinuidade de produção em dezembro de 2019.
“É para garantir o atendimento em radioterapia, a segurança e o tratamento preciso e eficaz do paciente, com possibilidade, inclusive, de ampliar a prestação de serviços para Divinópolis e região, que o Complexo de Saúde buscou apoio do deputado Domingos Sávio para pleitear, junto ao Governo Federal, recursos para a aquisição de um novo Acelerador Linear”, afirmou a superintendente-geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães.
Resultados
Domingos Sávio anunciou que já apresentou a demanda ao Ministério da Saúde.
“O ministro Luiz Henrique Mandetta me recebeu em Brasília e se comprometeu em dar prioridade no nosso pedido. Estou confiante de que no próximo ano conseguiremos mais esta conquista para o CSSJD e sua ala do hospital do câncer”, informou Domingos Sávio.
Ainda segundo o parlamentar, a compra de novos aparelhos está em fase de análise pelo Governo Federal, que já prepara um processo de licitação.