Domingos disse que não fará do apoio moeda de troca (Foto: Divulgação)

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) objetivou que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foi iniciado na última sexta-feira (18) e ela terá o prazo de dez sessões ordinárias do Plenário para apresentar sua defesa. O trabalho da Comissão se iniciou nesta segunda-feira (21) e tem a participação de 65 parlamentares eleitos em chapa única.

Domingos Sávio é atuante na Comissão Mista de Orçamento e argumenta que há fundamentos jurídicos consistentes e robustos, que justificam o impeachment nos termos que a constituição prevê, caracterizado pelo crime de responsabilidade fiscal, sem contar a delação do líder do PT no Senado, Delcídio do Amaral, relatando de que ela era ciente dos casos de corrupção que acabaram com as estatais do país.  Domingos Sávio sempre foi a favor do impedimento da presidente Dilma desde o momento que suas contas foram reprovadas, por unanimidade, pelo Tribunal Contas da União – TCU de 2014 devido as pedaladas fiscais da gestão petista.  

Para o parlamentar, a saída da presidente é um pedido do povo e não pode ser caracterizado de manobra ou vontade de um grupo político. 

Golpe é se negar a enxergar o óbvio. Crime contra os interesses do país estão acontecendo e o povo não suporta mais as mazelas que afetam a cada cidadão, com prejuízo que não é mais só político, mas também, econômico, social e moral, acarretando um desastre para o país”.

Ainda segundo o deputado, o grande movimento popular que tomou força com palavras de ordem como “Fora Dilma” demonstram a insatisfação das pessoas e o sentimento de traição e enganação da campanha presidencial. Outro fato relevante é a cobrança popular para que os parlamentares sejam a representatividade do povo no Congresso.

Domingos disse que há fatos suficientes para o impeachment da presidente (Foto: Divulgação)

Domingos disse que há fatos suficientes para o impeachment da presidente (Foto: Divulgação)

“Depois que foi aberto o processo do impeachment e divulgado o mapa de posicionamento de cada um dos 513 deputados, vimos uma cobrança maciça por parte da população para que se faça representada por aqueles que se diziam indecisos ou contrários ao processo. Para se ter uma ideia, mais de 80 parlamentares mudaram seu posicionamento após fortes cobranças da população. Mais um sinal de que o povo diz que basta, que quer mudança”, lembrou Domingos Sávio.

O parlamentar disse que espera que tudo seja feito a luz da verdade e com transparência, pautado pela Constituição Federal. 

“O mais importante agora é que a gente inicie, de fato, o processo de impeachment, sem entraves. Isso será importante para honrar nosso compromisso para com o país. A comissão que foi instaurada é importante, mas não é absolutamente decisiva, pois quem decide, e que prevê a Constituição, é o plenário. Todos os deputados votarão e é importante que cada brasileiro cobre a posição fidedigna de seu representante”, reafirmou.

A votação, por determinação do Supremo, será com voto aberto.