Recursos serão depositados mensalmente e forma permanente a partir de janeiro
A pedido do deputado federal Domingos Sávio (PSDB), o Ministério da Saúde publicou nesta sexta (28) a portaria 4.368 que habilita a equipe multiprofissional de atenção domiciliar e equipe multiprofissional de apoio a ser incorporado ao Grupo de Atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospital – MAC. Na prática, isso significa a garantia de recursos na casa de R$1,2 milhão anuais e de forma permanente. Os recursos já começam a ser depositados no Fundo Municipal de Saúde a partir de janeiro próximo.
A conquista se deu depois de diversas reuniões em Brasília, agendadas pelo deputado com a presença do secretário de saúde de Divinópolis, Amarildo de Sousa, e também a superintendente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina Guimarães, dotados de documentação comprovando que o município extrapolava, todos os meses, o teto MAC a que estava submetido.
O parlamentar ressaltou que a conquista deste recurso é extremamente importante para o município, que a partir de agora, poderá contar com o investimento de forma permanente para ações contínuas e duradouras em benefício da saúde do município.
“O nosso trabalho não parou mesmo no período de festas de fim de ano e, felizmente, conseguimos mais uma conquista para melhorar a saúde em Divinópolis e região. Sempre considero que aumento de teto são os melhores benefícios que temos conseguido, pois são recursos para custeio que passam a ser enviados de forma permanente, todo mês, diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, ou seja, é um recurso garantido e contínuo”.