O deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) defendeu, nesta quarta-feira (11), publicamente, o afastamento do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB). Todo a bancada do partido votou favorável a uma nota de repúdio pedindo que o peemedebista deixe imediatamente o comando da casa. Essa posição deverá ser defendida, pela primeira vez no plenário.
Investigado na Operação Lava Jato, Cunha responde a inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e é alvo de um processo no Conselho de Ética da Câmara por suposta quebra de decoro parlamentar. Segundo o Ministério Público Federal, ele recebeu propinas do esquema e mantém contas secretas na Suíça. O peemedebista nega ser proprietário de contas no exterior, mas admitiu ter o usufruto de ativos administrados por um truste na Suíça.
“Decidimos isso, diante da defesa absurda que Eduardo Cunha apresentou ao país, uma prévia que fez através de entrevista, dizendo que não sabia que tinham depositado mais de um milhão de francos em suas contas na Suíça, de que na verdade, apesar de ser o beneficiário, ele não tinha responsabilidade das contas, que o dinheiro foi proveniente de carne enlatada”, afirmou Domingos Sávio.
O deputado classificou as afirmações de Cunha, como “absurdas”. Disse que “ofendem a inteligência do povo e só piora aquilo que é terrível, a corrupção”.
“O PSDB fará uma nota, com assinatura de todos os deputados, repudiando tudo isso, deixando claro que o PSDB quer a saída imediata de Eduardo Cunha da presidência desta casa. […] Manter ele é em risco para um rito que deve ser independente, o da cassação dele. Por tanto o PSDB tem posição clara: ele tem que deixar a presidência da Cârama de imediato”, enfatizou.
O deputado gravou um vídeo defendendo o afastamento de Cunha e compartilhou nas redes sociais. A nota do PSDB deverá ser publicada ainda hoje (11).
Veja o vídeo: