A pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) apontou que Domingos Sávio está, mais uma vez, entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em 2014, o deputado mineiro ficou entre os 12 novos parlamentares mais atuantes e influentes do país, dentre 513 deputados federais e 81 senadores, sendo seu primeiro mandato. Sua luta contra os desmandos do Governo o levou, ainda no primeiro mandato, a ocupar o cargo de Líder da Oposição na Câmara.
Em 2015, Domingos manteve a atuação e ficou entre os cinco deputados mineiros com maior influência.
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
A metodologia utilizada na identificação e classificação dos parlamentares considera critérios qualitativos e quantitativos que envolvem aspectos institucionais, reputacionais e decisionais, além da abordagem da não-decisão. O método de investigação empregado afasta a subjetividade, eliminando qualquer vício, discriminação ou preferência de natureza partidária, doutrinária, ideológica ou econômica em relação aos parlamentares pesquisados.
A pesquisa do Diap classifica os parlamentares em cinco categorias: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. A classificação adotada tem por finalidade evidenciar as habilidades dos parlamentares que influenciam, decidem e sustentam as decisões do Poder Legislativo. Domingos Sávio foi classificado como debatedor.