O deputado federal, Domingos Sávio (PSDB) está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A lista chamada de os “cabeças” foi divulgada nesta quarta-feira (03) pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Para o levantamento foi considerado aqueles deputados e senadores que conseguem se diferenciar dos demais por qualidades e habilidades.

Entre os atributos levados em consideração estão: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Em outras palavras aparecem na lista do Diap os parlamentares que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, são capazes de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A pesquisa inclui apenas os deputados e senadores que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2016. Entre os 100 parlamentares 62 são deputados e 38 são senadores.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, atual oposição, ao qual é filiada a presidente da República afastada, Dilma Rousseff, e o PMDB, atual base, partido do presidente interino da República, Michel Temer, e do Senado, Renan Calheiros (AL). Está na terceira posição o PSDB, que é o segundo maior partido da base do governo.