O parlamentar quer avaliar o impacto no bolso do consumidor (Foto: Divulgação)

O parlamentar quer avaliar o impacto no bolso do consumidor (Foto: Divulgação)

O Líder da Minoria, deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), apresentou requerimento solicitando audiência pública para debater o reajuste das tarifas de energia elétrica no âmbito nacional, avaliando os critérios adotados pela ANEEL e pelas concessionárias para definição dos percentuais aplicados.

 

O parlamentar pretende esclarecer as responsabilidades e prerrogativas de cada seguimento e avaliar os impactos no bolso do consumidor. “A promessa da presidente Dilma Rousseff de redução de preço da conta de luz dos brasileiros escoou pelo ralo. Nos últimos dias a ANEEL anunciou o reajuste de mais duas distribuidoras que se somam a outras oito companhias que terão o direito de cobrar mais caro pelo fornecimento do serviço”, justificou.

 

O requerimento apresentado na Comissão de Minas e Energia da Câmara prevê que além do Diretor Geral da ANEEL e do presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) presidentes de nove companhias energéticas, incluindo a CEMIG, compareçam à audiência.

 

“É importante avaliar se os reajustes autorizados pela ANEEL e aplicados pelas operadoras se mostram compatíveis com o nível de inflação e com a elevação dos custos operacionais decorrentes da necessidade de complementação das termelétricas no sistema. Além disso, prestar esclarecimentos sobre a responsabilidade pelo reajuste evidenciado em campanhas publicitárias”, destacou Sávio.