O líder da Oposição, deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), apresentou requerimento para que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, seja convocado a prestar esclarecimentos sobre a perda do fundo de pensões da Petrobras na Comissão de Seguridade Social.
“Não bastasse a compra surreal da refinaria de Pasadena, os prejuízos da Refinaria Abreu e Lima, prejuízo na compra de refinaria no Japão e problemas na venda de ativos na Argentina agora há suspeita de uma grave crise no fundo de pensão da Petrobras”, justifica o líder.
Informação do jornal O Globo é de que o prejuízo chega a R$ 2,8 bilhões. Segundo o jornal, fundo de pensão Petros, controlado por sindicalistas ligados ao PT tem perda de até R$ 500 milhões e ingerência política fez Petros assumir mais de 40 planos deficitários.
O Conselho deliberativo tem seis integrantes, três eleitos pelos funcionários e três indicados pela Petrobras. “Conforme a reportagem é possível depreender que nem mesmo os conselheiros eleitos estão satisfeitos com as contas da entidade, que, a priori, foram rejeitadas por unanimidade por seu conselho fiscal. Por esse motivo, precisamos elucidar os fatos e ouvir o ministro”, ressaltou.
O líder vai apresentar também à Comissão de Trabalho requerimento de audiência pública para ouvir as explicações dos presidentes da Petros, da Previc e representante dos funcionários da Federação Única dos Petroleiros.