“Nossa escola trabalha com seriedade, mas é repleta de alegria”. Com essas palavras a diretora Jane define a Escola Dona Cota, que sediou a 8ª edição do Governo Itinerante. Enfeitado com desenhos alegres e mensagens importantes, o núcleo de ensino recebe os alunos do bairro Morado Nova e região, com intuito de proporcionar a eles um ambiente acolhedor e educacional. Muitas dificuldades fizeram parte da escola, inaugurada em 1975, e hoje com o apoio da comunidade ela está em funcionamento atendendo a 575 crianças do 1º período até ao 4º ano. Desses, 189 participam do tempo integral.

 

Escola Dona Cota (1) (2)

 

O olhar diferenciado para a região que aumenta os cuidados com as crianças vão desde a preparação da metodologia aplicada em sala e acompanhada pela pedagoga, até a merenda servida. São 84 funcionários trabalhando diariamente com dedicação para garantir uma melhor qualidade de vida para os alunos. Jane conta que a relação da equipe com a escola é de respeito onde existe um troca de valores:

 

Tempo integral, uma realidade positiva

 

Referencia em todo município, a principal aposta da escola é a oportunidade de inserção das crianças no tempo integral. A proposta pedagógica permite que as crianças tenham aulas de reforço além de oficinas diversas que trabalham a metodologia do ensino regular de forma interativa e divertida. As crianças tem 3 alimentações diárias bastante reforçadas. Atualmente são 189 crianças atendidas pelo tempo integral, mas a expectativa é de que cheguem a 300.

 

Escola Dona Cota (2) (1)

 

Detalhes que fazem a diferença

 

O início das aulas da meninada é sempre de muita diversão. A diretora Jane faz questão de recebê-los todos os dias na entrada para a escola. Com um saudoso “bom dia” e alguns minutos de conversa, ela cria um momento de proximidade com os alunos e professores.

 

As datas festivas como dia das mães, dos pais e festa junina são realizadas através de dinâmicas diferentes. O dia das mães e dos pais foi substituído pela festa da família. O motivo é simples: igualdade. Muitas crianças não tem em casa uma família constituída, então a festa é aberta para qualquer membro familiar durante o horário de aula.

 

A divertida diretora conta emocionada que adotou escola, comunidade e cada criança como sua. Após 12 anos de direção, Jane se aposentará no próximo ano, mas com a certeza de que conseguiu, em conjunto, construir uma nova história para o Caic. “Tenho um amor enorme pela escola, e pela comunidade e com os funcionários que trabalham comigo. Estou trabalhando pela comunidade, pelo bairro e pela região.”